Responsive Ad Slot

Secretária de Segurança do DF usa escolta para pegar filhos na escola, distritais criticam

Postado por Simone de Moraes

27/04/2016 18:16


Crédito: Foto: Gabriel Jabur/ Agência Brasília

A notícia de que a secretária de Segurança do DF, Márcia de Alencar, dispõe de um policial militar e de uma viatura para escoltar seus filhos no trajeto de ida e volta à escola não repercutiu bem hoje (27) no plenário da Câmara Legislativa. Segundo informação publicada pela imprensa, um segundo-sargento da PM é responsável por levar e buscar os filhos da secretária diariamente com uma viatura descaracterizada.

“Usar bem público para fins privados é muito grave. Se houvesse alguma ameaça a seus filhos, a escolta seria justificada, mas do contrário, é inaceitável. Ela, como gestora pública, precisa dar exemplo. Esse fato tem que ser esclarecido, até porque a secretária enfrenta dificuldade para ser aceita pelas forças de segurança, que têm demonstrado resistência a um nome de fora das corporações policiais”, avaliou a deputada Celina Leão (PPS).

O deputado Wellington Luiz (PMDB) também condenou o uso de escolta policial para a família da gestora. “A má utilização de equipamentos públicos é sempre reprovável. Mas esse fato chama a atenção para um ponto importante: parece que a própria secretária de Segurança não confia na segurança comandada por ela. Ora, se ela acha que a família dela precisa de um esquema especial de segurança, imaginem o sofrimento do resto da população”, comparou.

Rafael Prudente (PMDB), por sua vez, informou que vai apresentar um requerimento de convocação à secretária Márcia de Alencar para dar explicações à Câmara Legislativa sobre o ocorrido. “Ela deve satisfações ao plenário desta Casa”, afirmou. A proposta de Rafael Prudente ganhou apoio de distritais presentes na sessão ordinária de hoje, mas o requerimento ainda não foi levado à votação.

Éder Wen