Responsive Ad Slot

A CULPA FOI DA SENZALA

Postado por Simone de Moraes

19/05/2016 13:10


Crédito: Reprodução

AMIGOS, Há dias que não escrevo nada. Da mesma maneira que a maioria dos brasileiros/as, fui tomado de enorme perplexidade com a entrada em cena do VELHO governo interino golpista. Nunca imaginei que eles entrassem com tanta sanha e força. Não tiveram o mínimo bom senso de começar paulatinamente a ver o terreno onde pisam, a negociar espaços (característica que tanto criticam na presidenta Dilma).

Não esperaram sequer que fosse confirmada a culpabilidade da Presidenta (faço questão de colocar a flexão de gênero, para enfatizar o feminino), que ainda não se deu. Não há crime, mas sabemos que a tendência é que ela seja condenada assim mesmo.

Bem, não esperaram nem um pouco para desatar o saco de maldades. parece que usaram a máxima de Maquiavel (1532): se o “novo” governo tem que fazer o mal, que o faça de uma vez… depois tome medidas apaziguadoras, que acalmem o povo e neutralize a oposição.

No entanto, o saco de maldades desatado está repleto demais, as maldades que já escaparam ou foram soltas, são suficientes para estarrecer a todos de bom senso e progressistas. Não vou enumerá-las. Estão claramente anunciadas pelos porta-vozes dos golpista e mesmo pelo mordomo.

Algumas são assustadoras, como a possibilidade do fim dos direitos adquiridos, a criminalização dos movimentos sociais, o fim dos ministérios da Cultura e das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, fim da Controladoria Geral da República e por aí vão. Das privatizações então, nem é bom falar… não sobrará nada.

Mas na verdade, nem é preciso aguardar as medidas; basta ver a nomeação do primeiro escalão do Governo Golpista de TEMER. Todos homens, ricos, brancos, a maioria com experiência que vem desde a DITADURA e nenhuma MULHER ou NEGRO.

Advertidos pela repercussão negativa de um ministério tão simbólico e expressivo da essência retrógrada do Governo Golpista, TEMER disse que vai buscar quatro mulheres para compor o segundo escalão de Governo, junto com sua chefe de Gabinete. Fica pior a emenda que o soneto.

Tamanho atraso provocou imensa resistência popular, caracterizada por forte repressão de parte do Governo. O nível de repressão e insensibilidade dos golpistas pode ser verificado na atitude frente às mulheres que se manifestavam no dia da posse do interino golpista.

Depois de passar todo um dia acorrentadas nas grades do Palácio do Planalto, um grupo de dezenas de mulheres, com uma atitude corajosa, decidiu fazer uma manifestação pacífica. Pelo menos parece que era isto que elas esperavam. Em um descuido da segurança palaciana, elas entraram correndo pela rampa do Palácio e deitaram-se de costas. Esperavam dialogar e serem retiradas com respeito.

Oh! Ilusão, depois de alguns segundos de hesitação, a segurança partiu para uma repressão violentíssima, com chutes, cassetetes e um banho de gás de pimenta. Expulsaram rapidamente as mulheres da rampa.

Do outro lado, perdoem-me a IRONIA fora de hora, a “delicada” e respeitosa Polícia de Choque do Governo do Senhor Rollemberg, socorreu as mulheres e àqueles que as defendiam, com mais cacetadas e banho de spray de pimenta. São muito valentes estes senhores que defendem a ordem instituída contra as mulheres, os jovens, os professores e todos aqueles que a contestam pacificamente…

Tenho lido e escutado muitas críticas ao PT, a Dilma e a seu Governo. Uma delas, pontual, aponta Mantega como o principal culpado, pela forma em que manejou a economia.

Diante disto, o que dizer: Se não fosse o Mantega; seria a moça do cafezinho… qualquer desculpa serviria. Não sejamos ingênuos em buscar os culpados de nossos erros.

O culpado pelo Golpe foi o brasileiro que não quer ficar na senzala. Só isto …

A mulher que não quer ficar na cozinha; o jovem que não quer ficar na favela e vai à praia do grã-fino; o pedreiro que; feio e desengonçado; viaja de avião; a diarista que exige um pagamento decente e até tem carro; o negro que vira doutor; o velho que quer sair e ir às festas; a cultura popular que invade os espaços da ópera…estes são os culpados.

Posso seguir enumerando infinidade de culpados… ou você mesmo pode completar a lista com todos aqueles que emergiram à cena nacional e que agora a CASA GRANDE quer escorraçar.

Vejam o retrato do Ministério da CASA GRANDE e tirem suas conclusões… as medidas iniciais do Governo Golpista começam a mostrar a cara do monstro.

É preciso demolir a CASA GRANDE.

(Ps: Viram porque tenho dificuldade de escrever; a emoção não necessariamente imprime mais qualidade ao texto… mas que escrever desabafa, desabafa.)

LUIZ FENELON

Corecon Reg. 6202
 
ECONOMISTA – CONSULTOR – ASSESSOR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E COACHING